EDITAIS E PATROCÍNIOS

Executar projetos patrocinados. Esta tem sido a forma mais realista de dar sustentabilidade a carreiras independentes, possibilitando receber cachês justos e contratar serviços de profissionais experientes para a realização dos seus projetos.

Buscar patrocínio para realizar um projeto pode se tornar um obstáculo para artistas independentes. Os recursos que se apresentam no cotidiano, por muitas vezes, não é o suficiente para gravar um disco, fazer uma tour, lançar um DVD ou editar um livro.

Para que esta etapa possa ser realizada com mais tranquilidade, existem duas opções indicadas na captação de recursos.

Uma das opções é recorrer aos profissionais captadores que possuem uma rede de contatos, possibilitando o diálogo diretamente com o patrocinador, sem intermédio de leis de incentivo ou editais.

Porém, quando não é possível a contratação deste profissional, convém ao artista participar de concursos públicos e editais culturais de patrocínio e incentivo cultural.

 Os editais de patrocínio ou seleções públicas de projetos tem como objetivo financiar os projetos culturais, aprovados em leis de incentivo ou não.

Você inscreve seu projeto dentro das normas estabelecidas em cada edital.  Os editais podem patrocinar até 100% do seu projeto aprovado em lei de incentivo ou solicitar cortes e reajustes para readequação conforme necessidade do patrocinador.

Em sua maioria, é obrigatória a apresentação do número do PRONAC, que é o número de inscrição do mesmo projeto na Lei Rouanet. Esta aprovação possibilita a captação de recursos com incentivo fiscal, ou seja, o patrocinador recebe um abatimento no imposto de renda. Este abatimento pode variar de 4 a 6%, variado para cada tipo de projeto.


Peça mais informações: contato@rachelcoelho.com 


Principais editais de patrocínio:

PROAC
Oi Futuro (setembro / outubro)
Banco do Brasil (abril/maio)
Banco da Amazônia
Eletrosul
Caixa Econômica Federal (abril / maio)
BNDES (março/ abril - outubro/novembro)
Banrisul
BNB
Correios (fevereiro / março)
Itau
Petrobras
Natura
Eletrobrás (agosto/setembro)
HSBC
PROAC - SP
RJ
Embratel
Porto Seguros (agosto/setembro)
CCSP

Santander
Furnas (agosto/setembro)